Você sabe para que serve cada tecla do teclado alfanumérico ?

Quer aprender um pouco mais ? Vamos lá então. levarei em consideração o teclado brasileiro (ABNT), aquele que depois da letra L tem o Ç. mas de certa forma servirá para muitos outros teclados também.

Como pode ver na figura acima, fiz uma separação no teclado para que vocês possam saber para que serve.

Teclas de funções (cinza) – Compreende as teclas ESC, F1 a F12, PRINT SCREEN, PAUSE/BREAK, SCROOL LOCK, END, HOME, INSERT, DEL, PAGE UP, PAGE DOWN e as setas.

Teclado alfanumérico (vermelho) – Compreende as teclas alfabéticas,numéricas acima do alfabeto, pontuações, acentuações, TAB, CAPS LOCK (OU FIXA), SHIFT, CTRL, ALT, ESPAÇO, ALT GR, tecla do WINDOWS, ENTER  e BACKSPACE.

Luzes indicativas (vinho) – Compreende por 3 luzes indicando se algumas teclas estão ativadas (acesas) ou não.

Teclado numérico (azul) – Compreende as telcas NUM LOCK, números em formato de calculadora, ENTER, vírgula, asterísco, barra, hífen e mais.

ALGUMAS DICAS ANTES:

Uso do teclado:

- MANTER O BOTÃO PRESSIONADO – Nesse caso, você precisa manter pressionado e não soltar.

- PRESSIONAR APENAS UMA VEZ – Clique único em alguma tecla do teclado. Se manter pressionado, pode dar errado o efeito que quer chegar

- MANTER O BOTÃO PRESSIONADO E SEM SOLTAR APERTAR OUTRO BOTÃO APENAS UMA VEZ – Você mantem um botão pressionado e sem soltar, apertará um outro botão apenas uma vez, isso terá efeito único. Se manter o botão pressionado, onde deveria apertar apenas uma vez, pode ter efeito múltiplo do efeito, ou seja, ao invés de fazer o efeito apenas uma vez, ele repetirá ação até que você solte o mesmo botão que deveria ter apertado apenas uma vez. Depois de apertar uma vez, pode soltar ambos os botões.

Uso do mouse: 

- CLIQUE APENAS UMA VEZ : Nesse caso se trata do botão esquerdo do mouse e clicar apenas uma vez.

- CLICAR DUAS VEZES para SELECIONAR TEXTO: Clicar duas vezes o botão esquerdo. Quando se tratar de texto, certifique-se que o cursor do mouse esteja no formato “I” e não de uma seta. Quando você ver que o mouse está no formato de uma seta e mexer para um local onde pode selecionar ou escrever qualquer texto, o cursor fica no formato de um “I”. Se por acaso o mouse estiver indo para um lado diferente da qual está mexendo, mantenha o mouse com os 2 (ou 3) botões virado para cima, mas também deixado, fixado na mesa ou mousepad. Uma vez feito isso a próxima coisa que você deve tomar cuidado é que os 2 cliques devem ser rápidos e entre um clique e outro o cursor não pode mexer. Portanto, quando estiver segurando o mouse, tome cuidado para esse apoio que está no mouse não mexa o mouse mesmo que sem querer. Se clicar duas vezes no mouse ele fará com que o texto seja selecionado (terá outra cor o texto e estará com um fundo diferenciado do resto.

- CLICAR COM O BOTÃO DIREITO: O clique deve ser único. Não é para manter pressionado. Geralmente aparece um menuzinho alternativo.

TECLADO  ALFANUMÉRICO:

TAB – Essa tecla costuma ter o símbolo de duas setas com um pauzinho no final de cada seta. Usando em um EDITOR DE TEXTO (Word, Wordpad, etc) servirá como PARÁGRAFO. Ao contrário de algumas pessoas que usa barra de espaço várias vezes para dar o parágrafo, esse, não fica alinhado e o TAB deixa alinhado. Pode ser usado também para alternar opções quando há mais de um botão por exemplo. Na Internet, alterna entre um link e outro na página.

CAPS LOCK (ou FIXA) – Em alguns teclados está como Caps Lock e em outros como Fixa. Quando apertado uma vez, uma LUZ INDICATIVA (parte vinho na figura acima), onde tem um “A” escrito (maioria das vezes é assim), fica aceso indicando que essa tecla está ativada. Uma vez ativada, quando digitando qualquer letra normalmente, sairá no editor de texto letras maiúsculas. Serve também na Internet e qualquer outro programa que permita escrita.

SHIFT - Essa tecla costuma ter desenhado uma seta para cima. Tem também do outro lado do teclado alfanumérico. Ao contrário do CAPS LOCK que basta apertar apenas uma vez, essa só funciona se manter pressionado. Se manter pressionado e apertar uma vez qualquer letra (sem soltar Shift), o resultado vai variar de acordo com o CAPS LOCK. Se o Caps Lock estiver desativado (luz desligada), quando escrever com Shift pressionado, sairá letra maiúscula (ou seja, contrariando o Caps lock). Se o Caps Lock (ou Fixa) estiver ativado (luz acesa) e escrever com Shift pressionado, sairá letra maiúscula. No caso dos números, acentuações e pontuações do teclado alfanumérico irá perceber que em alguns deles tem algum símbolo desenhado acima na mesma tecla. Por exemplo, na tecla 2 tem um @ desenhado. Então, quando o Shift estiver pressionado e sem soltar ele, apertar o 2 uma vez, sairá o @ (nesse caso, independente do Caps Lock estiver ativado ou desativado). Vale também para qualquer outro programa que permita texto e Internet.

CTRL - Conhecido também como a tecla “Control”. Está nos 2 lados do teclado alfanumérico. Ele é utilizado na maioria das vezes como tecla de atalho acompanhando de outra tecla. Nesse caso, sem soltar CTRL apertaria outra tecla. O resultado varia de acordo com o programa e o resultado que terá ao fazer isso. Mostrarei 2 exemplos que pode ser utilizado na Internet e textos.
CTRL+C – Antes de fazer isso, selecione algum texto. Uma vez selecionado, segure CTRL e sem soltar, aperte C apenas uma vez. Se estiver em um editor de texto, preferencialmente o Word, ele fará uma cópia do texto (no Word, mostrará isso numa janela a parte).
CTRL+V – Depois de fazer a cópia com CTRL+C, levando em consideração que você clicou em algum local onde haja texto e o local do cursor do mouse onde estiver piscando, segurando CTRL e sem soltar apertar V apenas uma vez, você irá colar o que você copiou anteriormente.
O efeito de copiar e colar pode ser feito na Internet, programas de texto e programas que possam usar texto. Dependendo, até mesmo figuras podem ser copiadas e coladas.

Tecla WINDOWS - É uma tecla que tem o simbolo do Windows ou a marca do teclado que está utilizando (teclados Positivo tem o símbolo deles). Está localizado nos 2 lados do teclado alfanumérico. Quando clicado apenas uma vez, abre o menu Iniciar do Windows. Pode ser utilizado também como tecla de atalho. Por exemplo, se tiver muitos programas abertos, segurar a tecla do Windows e sem soltar, apertar D apenas uma vez, todos os programas serão minimizados.

ALT - Localizado nos 2 lados do teclado alfanumérico. Uma vez que você abra um programa, a tecla ALT sozinha pode selecionar o primeiro menu do programa lá em cima. Uma vez feito isso, se você mexer nas setas, poderá navegar entre os menus (setas esquerda e direita) ou entrar nos submenus (setas para cima e para baixo). Não funciona em todos os programas. Na Internet, funcionará apenas no navegador. Pode ser usado como tecla de atalho como por exemplo ALT+F4 onde fecha o programa que está usando e dependendo do programa, fecha direto ou pergunta antes se quer salvar o arquivo.

Tecla menu – Não sei exatamente o nome dessa tecla. Pressionando apenas uma vez, levando em consideração o local onde o cursor está piscando e o programa onde está esse cursor, abrirá (ou não) um menuzinho, da mesma forma que aconteceria se nesse mesmo lugar e programa onde está o cursor você pressionasse o botão direito do mouse. O menu pode não aparecer dependendo do programa e do local onde está clicando.

ALT GR – Lembra quando disse que o Shift pode ser usado em teclas que tenha alguma coisa escrita na mesma tecla na parte de cima ? Pois bem, algumas teclas tem 3 coisas desenhadas na mesma tecla e essa 3ª se trata do AltGR. Teclas como 1,2,3,4,5,6, [, ] tem 3 coisas desenhadas. As teclas numéricas descrita só vale para o teclado alfanumérico (acima das letras). Quando algo está desenhado acima de uma dessas tecla, vale o Shift pressionado. AltGR vale o da direita. Geralmente sai símbolos raramente utilizados. Por exemplo: Segurando AltGR e sem soltar apertar apenas uma vez a tecla 4, o resultado é £ que é o símbolo da moeda da Inglaterra.

ENTER – Dependendo do teclado, ele tem uma tecla grande (nem sempre é grande) acima do CTRL direito e também o botão na extrema direita, no teclado numérico.  Em alguns teclados o ENTER pode ser escrito isso ou até mesmo ser desenhado uma seta que desce e depois vira para esquerda. Em um editor de texto ele serve para dar uma nova linha. Na Internet, se estiver usando texto pode servir para dar nova linha ou confirmar uma ação como envio de mensagens ou confirmar o botão que está selecionado.

BACKSPACE – Quando estiver em um editor de texto e o cursor estiver piscando, apagará o texto que estiver à esquerda do cursor. Na Internet, fará o navegador voltar à página anteriormente visitada.

FN (válido apenas para notebooks e netbooks) – Em notebooks e netbooks geralmente não existe um teclado numérico, então para que a pessoa possa utilizar assim mesmo, coloca-se uma tecla FN entre o CTRL esquerdo e a tecla do Windows esquerdo. Cada teclado o FN está escrito na tecla de alguma cor diferente das demais teclas. No entanto, algumas letras poderão ter escrito algo pequeno de mesma cor da tecla do FN. Isso quer dizer, que nessas teclas quando pressionado FN apenas uma vez, passaria a funcionar o teclado numérico. Por exemplo na tecla U funcionaria o 4, na letra K funcionaria o 2, e apor aí vai.

PRINT ou PRINT SCREEN – Ao apertar este botão, o conteúdo mostrado na tela de seu computador (programas abertos por exemplo) podem ser salvo na forma de figura. Basta apertar PRINT SCREEN uma única vez, entrar em um editor de imagens (Paint, Photoscape ou outro qualquer) e nesses programas você pede para colar (usa CTRL+V ou no caso do PhotoScape, colar do
a área de transferência).

Não deixe de ajudar votando nas 2 enquetes. Desta forma poderei ter informações para ajudar em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de minha graduação

About these ads

46 Comentários

Arquivado em Dicas, Hardware, Teclado

46 Respostas para “Você sabe para que serve cada tecla do teclado alfanumérico ?

  1. valdecir gomes de lima

    Boa noite,
    COMO POSSO FAZER O TECLADO DO LAPTOP AO ESCREVER COM UM SO TOQUE, POIS SO ESCREVE SE PRECIONAR DIRETO.
    OBRIGADO !

    • mateusblogs

      Pelo que entendi as teclas estao duras, certo ?
      Se for isso, leve a um tecnico e peça para que ele de uma limpeza no teclado.
      De tanto que se usa o teclado, embaixo das teclas acumulam sujeira dificultando com o tempo para a tecla ser pressionada.

  2. sabe esse site ate tem “algo de bom ” mas quase nada ele fala coisas que tem nada a vre com o que e u pedi sera que eles fazem isso de proposito ????????????????? se for eu vou denunciar todos vcs por que eu tinha uns 3 minutos para escrever e gastei 3 minuts so lendo ttttttttttttttttttttttttuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudddddddddddddddddddo isso vÊ se em cabimento uma coisa dessas !!!!!!

    • mateusblogs

      Pra começar, se perdeu 3 minutos de sua vida e foi tão complicado assim pra vc, dá a entender que sua vida é bem curta.
      Não escrevo nada que as pessoas gostem, mas o que é verídico e nem sempre as pessoas vão gostar mesmo.
      Quer denunciar fique a vontade, mas também me dou ao direito de marcar seus comentários como SPAM.
      Se não tem nada a acrescentar, apenas criticar, então não serve de nada.
      Se não conseguiu nem sequer por em prática a explicação que dei sobre o uso do teclado, apenas tenho pena e dá a entender que simplesmente não quer aprender e seu professor então, seja ele quem for, que nem sequer deve ter se dado ao trabalho de ler (se é que ele é professor de informatica de verdade), junta-se a você no que se diz a criticar pura e simplesmente.
      Se não tem nada do que queria, ao invés de postar um comentário perguntando ou pedindo, a única coisa que fez foi criticar.
      Nota zero ? Bem… não é o que as pessoas para quem dou aula tem dito por aí.
      Gente que faz crítica e não é construtiva, não ajuda em nada, SÓ ATRAPALHA.
      Não poste comentários assim novamente, por que não darei chance de aparecer só para ter 15 minutos de fama em um lugar na Internet.

  3. Renato

    Ótima explicação, tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas. Parabéns pelo blog.

  4. rosinea correa de almeida

    Adorei, quero te parabenizar……….. Não se importe com a minoria, a maioria, e eu estou entre elas, adoramos suas explicações..

    • mateusblogs

      Rosinea

      Obrigado.
      Eu mesmo não me importo se ainda tem pessoas criticando ou não.
      No que eu puder ajudar as pessoas naquilo que sei, já é o bastante,

  5. elisete

    Gostei das explicações,e quero agradecer por postar essa matéria ,foi esclarecedora.Obrigada.

  6. emily

    me ajudou muito no trabalho de informatica

  7. mateusblogs

    QUERO DEIXAR BEM CLARO O SEGUINTE:
    Não é por falta de informações ou até link de imagem quebrada que não dê para entender.
    ANTES DE ENTRAR AQUI PARA METER PAU, LEIA TUDO, POR QUE TEM GENTE QUE NÃO ESTÁ SE DANDO A ESSE TRABALHO E VOU EXCLUIR TAIS COMENTÁRIOS.
    É muito fácil entrar aqui e meter pau sem se dar ao trabalho de ler, por que é bem menos trabalhoso que elaborar essa postagem.
    Agradeço a todos que mandaram comentários aqui.

  8. Graziela

    Oi, gostaria de saber se podes me ajudar.. Tenho um notebook positivo e de uma hora para outra a barra de espaço parou de funcionar.. Não instalei nada de novo no pc, ele trancou e depois não conseguia mais deixar espaço entre as palavras ao digitar.. (Como podes perceber, estou usando um outro dispositivo para poder digitar dessa forma.. )
    Obrigada!

    • mateusblogs

      Graziela, boa tarde

      Poderia ver se por acaso a barra de espaço, ao digitar está com dificuldades de ir para baixo ou se fica emperrado e não volta ao normal ? Se for isso, alguma coisa no teclado, nesta tecla em específico, está bloqueando que ela funcione de forma normal.
      Se não for isso, e se for apenas esta tecla, fica difícil saber, mas se for alguma outra também, poderia ver por exemplo se a tecla FN (se houver em seu notebook – que fica entre o CTRL esquerdo e a tecla do Windows) pode estar modificando algumas teclas ou até pode ser sim configuração, mesmo que tenha feito sem querer usando alguma tecla de atalho (como uma vez, uma aluna minha sem querer inverteu a tela usando Alt GR + seta para cima). Vale a pena dar uma olhada, se usar Windows 7, perto do relógio se está mostrando “PT” como configuração de teclado. Se o seu teclado não tiver a tecla “Ç” após a letra “L” então tem que aparecer “US” no lugar de “PT”.

  9. Graziela

    O teclado não apresenta dificuldades, está normal.. Ele possui a tecla ç e aparece PT na barra inferior do computador, perto do relógio.. Acredito que possa ter sido alguma tecla que sem querer apertei! Há alguma forma de reconfigurar o teclado? Já o reiniciei, restaurei para as configurações de um dia anterior, mas o problema persiste!

    • mateusblogs

      Graziela

      Tente observar se tem alguma tecla que tenha a mais no seu notebook, se comparado a imagem que deixei nessa postagem e poste aqui. Pode ser uma delas ou até uma tecla de atalho com uma dessas teclas + alguma outra tecla. Vale a pena pesquisar “teclas de atalho com [nome do botão]” no Google. Considere [nome do botão] qual botão que encontrou a mais.

  10. monny

    eu quero saber pra que serve a tecla prntscr?

    • mateusblogs

      Uma vez apertado ela, e depois abrindo um programa de edição de imagem ou até mesmo Word, Wordpad opu Excel, é possível colar a cópia da imagem da tela do computador usando CTRL+V (ou simplesmente clicando na tecla COLAR).

  11. Graziela

    Mateus, acredito que eu tenha que comprar um teclado novo, pois percebi que a tecla Ctrl também não está funcionando.. Agora te peço ajuda para me indicares onde eu possa comprar um teclado para o notebook positivo mobile Z770. Obrigada por toda a força..

    • mateusblogs

      Grazi

      Tente uma última coisa antes e diga: há quanto tempo tem este teclado ? Se for um longo tempo (mais de 1 ano e meio), uma limpeza dentro do teclado (daquelas de tirar cada tecla, limpar e por de volta) seja necessário. Tutorial vc acha na Internet, o Google está aí para isso.
      Indicar um teclado para um determinado tipo de computador, de certa forma é besteira, por que em geral, há apenas 2 tipos de encaixes para o teclado e um deles já não se encontra muito, sobrando o USB (o mesmo tipo de encaixe do pen drive). Uma coisa que, se for comprar, precisa ver é se o teclado é brasileiro (depois da letra “L” no teclado, tem o “Ç” e geralmente é este tipo de teclado que se vende. Teclado americano (sem o “Ç”) se acha mais apenas sob encomenda ou em grandes lojas de informática.
      Por fim, se por acaso o teclado for recente (menos de 3 meses de compra) independente de ter oferecido ou não garantia, segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor brasileiro) na compra tem que oferecer no mínimo 90 dias de garantia. No entanto esta garantia pode ser maior se estiver escrito. Precisará também da nota fiscal para isto e dependendo da garantia preenchida. Poderia ter assim um outro teclado gratuitamente.

  12. Graziela

    A limpeza dessas duas teclas eu já fiz também, retirei as teclas e tudo e não adiantou.. O teclado que preciso comprar e para notebook, não para computador normal, já dei uma olhada no Mercado Livre, achei por opções em torno de R$65,00 acho que vou arriscar… Resta saber só se eu encaro desmontar o note e por eu mesma o teclado, hehe!! ah, já ia esquecendo meu note é de 2009, hoje achei o NF.. Até que durou né? Mas está se entregando, bateria zero, só funciona na tomada, hehe!! Mas obrigada por tudo!!

    • mateusblogs

      Grazi

      Não recomenmdo Mercado Livre. Só digo isso. Não existe algo que terá real garantia de recebimento do produto e acho que consegue até mais barato em lojas convencionais. Sempre que quiser, grita… ops… comente aí. hehehe

  13. por que algumas teclas não funcionam quando eu as pressiono?5 total

  14. Mara Audibert

    Meu teclado não funcionam as teclas Enter , e nem o Del, só funcionam, se apertar as duas juntas , para cada função.Será que seria alguma sujeira interna, ou teria que trocar todo o teclado mesmo?

    • mateusblogs

      Sujeira eu não acredito por que senão, não iria funcionar nem sequer aperando os 2 juntos. Se você tiver computador normal (e não notebook), o teclado tem 2 teclas Enter e você pode usar o outro Enter.

  15. Ola boa tarde eu queria saber como faço com o meu notebook q virou a tela de lado ai eu fui em alguns site e eles falam para mim aperta ALT+seta para cima ou CTRL+ALT+ SETA PRA CIMa eu queria saber q seta e essa pra cima e se quando eles usam o + e´pra coloca o + ou acrescentar mas o q eles pede se for possível me ajude e me fale outro jeito, sei la, ou especificamente ta bom bjos obrigada :)

    • mateusblogs

      Oi Grazi, tudo bem ?
      Em uma tecla de atalho, quando junta mais de uma tecla, por exemplo, “CTRL + ALT + DEL” ou como você citou “ALT + seta para cima”, a tecla “+” é dispensada. Trocando em miúdos, no caso que você citou, primeiro você aperta e segure a tecla ALT e sem soltar ALT, aperta a tecla seta para cima e depois que apertar (se manteve apertado o ALT, basta apertar apenas uma vez a seta para cima), solte, por que a última tecla listada, basta apetar uma única vez.
      No caso que citei, o CTRL+ALT+DEL (DEL ou DELETE), você aperta e segura CTRL, depois sem soltar CTRL, aperte e segure ALT e sem soltar os 2 (mantendo os 2 apertados juntos), basta apertar DEL ou DELETE (a tecla é a mesma, depende apenas o que está escrito, a função é a mesma para ambos os casos). Fazendo isso aparecerá uma tela, na qual uma das opções é GERENCIADOR DE TAREFAS, onde, clicando nele uma vez, poderá fechar programas, caso o computador esteja muito lento. #FICAestaDICAok
      Como pode ter percebido, em ambos os casos, aconteceu o seguinte:
      1- A tecla + não foi apertado
      2- A última tecla escrita (seta para cima e DEL/DELETE) foi apertado uma única vez e o resto, manteve apertado até que a última tecla fosse apertado
      3- Após apertar a última tecla uma vez, solte todas as teclas
      Existe sim uma tecla de atalho que pode ser usado com a tecla “+” na Internet e em alguns programas que é o “CTRL + +” que serve para aumentar o tamanho da letra, assim como “CTRL + -” para diminuir o tamanho da letra. No entanto, se usar mouse em separado no seu note, se segurar CTRL e rolar o scrool do mouse (a rodinha), se rodar para cima com CTRL apertado aumenta e se rodar para baixo cm CTRL apertado, diminui a letra.

  16. Os botões enter, ctrl e as setas pra direita, pra baixo e pra cima não funcionam. O que pode ser?
    Meu irmão virou a tela pro lado esquerdo, sem querer, e é a única seta que funciona, por isso não consigo girar a tela pra cima.
    Obrigada.

    • mateusblogs

      Camila

      Vou recomendar que leve a um tecnico para fazer limpeza nos teclados, por que se não funciona, deve ser isso.
      Não sei se vai servir algo este comentário anterior que respondi, mas não deixe de tentar também.
      O mais estranho do que li, é a tela virar e, pelo que entendi, depois disso, estas teclas não funcionarem mais, por que se as setas e se não me engano, o CTRL são responsáveis pela mudança da tela (virar tela), não faz sentido deixar de funcionar, a não ser que algo tenha acontecido de grave com o teclado como uma porrada, ou algo similar.
      Mais uma coisa que, de certa forma pode ajudar, é ver se a tela virou ou se o monitor virou 90º. A diferença é que a tela vira por meio de teclas de atalho e o Windows faz isso, já o monitor, tem que estar virado por meio de uma pessoa que faça isso, virando com as mãos. Pode parecer besteira isso que estou dizendo, mas, já vi coisas similares acontecerem e já que não faz sentido tantas teclas deixarem de funcionar depois de virar a tela, faria sim, sentido virar com a mão.
      Espero ter ajudado.

  17. francielle

    obg pela ajuda … agora quero saber pra que serve a tecla print e como funciona?

  18. Adriana Cabral

    Olá Mateus.
    meu teclado do PC na parte esquerda ,numérica e símbolos, não funciona. Meu filho andou mexendo e não consigo mais trabalhar sem essas teclas. O devo fazer?

    • mateusblogs

      Parte esquerda ?
      Se fosse a direita (teclado numérico), a tecla NUM LOCK resolveria.
      Se for notebook e no lugar das letras sair numeros, a tecla FN ajudaria.
      Espero que isso ajude em algo.

  19. julia

    Boa noite,
    gostaria de ter uma ajuda, meu teclado interpreta funçâo FN sempre e não consigo digitar letras,

    • mateusblogs

      Julia

      No notebook, a tecla FN, é conhecido como uma tecla de função.
      Se observar nas teclas de F1 a F12 verá que, pelo menos maioria, se não for todas as teclas, tem um desenho, com a mesma cor da tecla FN, na qual, segurando FN e apertando F1 a F12, cada um faz uma coisa diferente.
      No meio do teclado alfanumérico, verá que algumas letras também tem alguns números, na mesma cor da tecla FN, isso faz com que o teclado numérico ocupe o lugar de algumas teclas (as mesmas que tem os numeros escritos nas teclas de letras).
      Apertando FN volta ao normal.

  20. abimael saw

    ola amigo, gostei das suas explicacoes, eu como tecnico de informatica, adorei suas explicacoes…

  21. Cristiana

    Olá necessito de um auxilio tenho duas teclas do not que não estão funcionando pode ser sujeira? Para ser mais específica os números um e dois, é da marca Hp dv5 dois um um cinco.Agradeço desde já.
    Att: Cris

    • mateusblogs

      Pode ser sujeira sim. Recomendo que leve a um técnico e antes de entregar pergunte se faz limpeza interna no teclado. Geralmente quando um técnico não sabe como limpar recomenda novo teclado. No entanto o valor cobrado para limpeza (depende do técnico, claro) pode ser superior a um teclado novo. No YouTube se acha vídeos que ensina isso também. Requer muita paciência. Por ser HP pode tentar usar a garantia (se estiver).

  22. aldinei dos santo silva

    eu queria saber como c chama a tecla do teclado que fica entre o ALT Gr e o CTRL……

    • mateusblogs

      Daniel

      São duas teclas na qual não tem exatamente um nome definido (ou pelo menos não encontrei), mas defini aqui como tecla do Windows (aquele que tem o símbolo do Windows) e tecla Menu (já que este equivale a clicar com o botão direito do mouse, tanto que o desenho mostra exatamente algo equivalente, pois, quando se clica com o botão direito do mouse, a maioria das vezes aparece um menu suspenso).

  23. cristiane

    Valeu pela ajuda…aprendi bastante..

  24. Cristina Aparecida da silva Aguero

    Cristina Pra mim foi muito útil as resposta pois estou aprendendo a usa meu notbook

  25. Vera Borges

    Oi algumas teclas do meu netbook positivo estão digitando números em vez de letras como posso corrigir?

  26. odair

    QUAL A FUNÇÃO DE TODAS OS SIMBOLOS QUE ESTÃO EM AZUL NAS TECLAS “F”? TENHO NOTEBOOK LG R410

    • mateusblogs

      Vera e Odair.
      A resposta para os 2, se resume à apenas uma tecla: FN.
      Se encontra geralmente ao lado do CTRL esquerdo.
      Se reparar na tecla FN, ela vem com uma determinada cor diferente de outras teclas.
      No caso da Vera, encontrará números escritos também (equivalendo ao teclado numérico apenas) da mesma cor da tecla FN. Apertando FN você ativa ou desativa o teclado numérico.
      No caso do Odair, segurando FN e sem soltar apertar F1 a F12, cada um vai fazer alguma coisa diferente, como ativar ou desativar o Wi-Fi (Internet sem fio), brilho, volume, mudo, entre outros.

Deixe uma resposta e aguarde ser moderado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s