Estelionato virtual… parece brincadeira, mas existe

Para os desavisados, estelionatário virtual é conhecido também como SCAMMER.

Quem joga RPG online, já deve ter ouvido o termo SCAM quando alguns usuários dizem que vão vender algum item por um preço, mas na verdade tem outro preço, maior ainda, geralmente com 1 ou 2 zeros a mais.

O scammer costuma mandar mensagens em reservado em sites de relacionamento ou e-mail e as vezes fazem comentários em aberto mesmo para tentar jogar uma estorinha para ter seu dinheiro.

Vou descrever aqui 2 exemplos típicos de scammers mais comuns na rede atualmente:

1- Romantico

  • Manda uma mensagem dizendo que gostaria de te conhecer melhor, por que gostou de seu perfil, mas não costuma dizer o por que ou o que gostou no perfil.
  • Depois que começa a troca de e-mails, o scammer manda foto, geralmente falsa e algumas vezes de alguém famoso, até artistas pornôs são utilizadas fotos, e começa a falar sobre ela com detalhes, alguns desses detalhes contradiz o que está no perfil original se dizendo ser de algum país estrangeiro como Rússia, EUA, Filipinas, Somália, Costa do Marfim, etc.
  • Com a troca de e-mails, dependendo do scammer, ele usará apenas o artifício de copiar e colar texto, deixando à margem a muitas perguntas que você fizer que não são respondidas. Outros responderão.
  • Enviando fotos falsas para você, aos poucos o scammer irá “se apaixonar por você” e poucos e-mails depois, sugerir um encontro real – detalhe, ele se passará por uma pessoa de outro país SEMPRE.
  • Chegará um momento que ele irá dizer que tem o dinheiro da passagem, mas falta para completar e pedirá que você mande para ela, geralmente utilizando a Western Union ou algo similar.

2- Negociante

  • Geralmente dirá que é de algum país pobre como Somália, Costa do Marfim, Senegal, Libéria, Filipinas, etc.
  • Alguns dirão que é filho de pai rico e que não consegue retirar a herança por falta de dinheiro.
  • Outros dirão que está num campo de refugiados por causa de Guerra Civil e o pai rico morreu na guerra.
  • Outros dirão que está sendo cuidado por algum padre ou outra entidade religiosa.
  • Tentarão, alguns deles oferecer um “negócio da China”, onde você deposita alguns milhares de dólares e tem retorno de muitos milhares, milhões e aos exagerados ao extremo, bilhões.

3- Comum entre todos os scammers

  • A mensagem geralmente quando não vem em Inglês, russo ou espanhol, vem em Português traduzido eletrônicamente – utilizando Google Tradutor, programas ou sites de traduções – e dá para saber que é traduzido eletronicamente por que algumas palavras não são traduzidas, ficando no idioma original ou o Português tem um texto que se ler como está, parece gringo falando, com uma atenção maior aos verbos que não há sempre a conjugação certa.
  • O e-mail para contato é largamente utilizado, pois, um perfil desses costuma cair com facilidade, e-mail nem tanto. Alguns scammers estão deixando de enviar email na primeira oportunidade, por que espera que respostas venham até ele para depois passar o email, demonstrando um mínimo de interesse.
  • A troca de fotos pode servir depois, para o scammer utilizar suas fotos, se passando por você ou por uma pessoa com nome diferente. A mesma foto você encontrará nomes diferentes, perfis diferentes e as vezes nomes iguais.
  • Alvo preferido dos scammers: solteiros e preferencialmente rico (ve isso pelo emprego que tem).
  • Uma vez que tenha recebido o dinheiro, não há respostas do scammer. Não queira ir no aeroporto esperar que será perda de tempo.

COMO EVITAR SER VÍTIMA

  • JAMAIS ENVIE DINHEIRO A ESTRANHOS
  • Faça uma busca no Google pelo e-mail que está sendo usado, nome que ele está usando com aspas (exemplo: “Vera Sigova”) e veja as referências encontradas do que se trata.
  • A foto em muitos casos dá para saber a origem ou onde mais tem dessa foto. Geralmente se acha a foto da pessoa verdadeira e referências com nomes diferentes. Para isso, entre no Google e lá no alto, clique em IMAGENS. Depois você encontrará uma figura de uma câmera fotográfica, clique nela. Se você baixou anteriormente a foto no seu computador, é só enviar ela que o Google mostrará as referências quando fizer a busca.
  • Evite contato com estrangeiros que entra em contato com você a não ser que você conheça pessoalmente a pessoa ou seja referênciado por uma pessoa de sua confiança. ATÉ FAMOSOS SÃO UTILIZADOS NOMES OU FOTOS PELO SCAMMER.
  • Ao perceber que se trata de um scammer, depois do que leu aqui, o ideal é denunciar o perfil em muitas das vezes por SPAM. Bloqueie o perfil também. Desta forma, esse mesmo perfil não tentará nada com você outra vez.
  • No caso de jogos, reportar o usuário ao GM, site do jogo ou fórum.
  • Verifique sempre se o que está escrito em Português não há palavras de outros idiomas misturados ou faz sentido no que ler de forma literal, com as devidas conjugações verbais. Todos sabemos que o Português não é um idioma fácil, portanto, muitas das vezes conjugado o verbo errado.
  • Não envie fotos suas para desconhecidos na rede. Se voce tem perfil, disponibilize a visualização apenas para seua migos (os que você adicionou em algumas redes, já que em outras se a pessoa te adicionar, sem você fazer isso, já terá uma visualização melhor).
  • Quem quiser tirar dúvidas sobre isso e ter exemplos de mensagens enviadas por scammers, entre no grupo Só Scammers ou no Facebook. A entrada no grupo é moderada, tendo que deixar motivo para entrar.

Não deixe de ajudar votando nas 2 enquetes. Desta forma poderei ter informações para ajudar em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de minha graduação

Deixe um comentário

Arquivado em Armadilhas, Crimes, Estelionatário virtual, Scammer

Deixe uma resposta e aguarde ser moderado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s