Multi-compartilhamento de links

Essa dica vai para sites, blogs e outros.

Se trata de algo que já experimentei anteriormente e deu muito certo.

A parte mais chata é fazer inúmeras inscrições diferentes em vários sites.

Por padrão, atualmente, o Blogger vem com opção para que no final da postagem, tenha como compartilhar no Orkut, Facebook, Twitter, Google + e não sei se há outros.

Para ter por base quais sites fazem esse multi-compartilhamento automático, deixarei aqui um site e para quais sites ele envia o link:

Lijit – Compartilha para “Seu site” (aqui você coloca o link de seu site, na página principal*, daqui haverá compartilhamento para os outros sites), Facebook, Twitter, Flickr, YouTube, Delicious, Digg, RedittStumbleUpon, Mixx, Vimeo, Viddler, TwitPic, LinkedIn, Blinklist, MySpace, Tumblr, LiveJournal e outros sites quaisquer que tenha Feed/RSS/ATOM/OPML ou outras formas de leitura de notícias.

*Página principal : Em sites seria a página que abre direto, se clicar apenas o endereço principal (geralmente é um arquivo com nome index.htm, index.html, index.asp, main.html, main.htm, etc). No blog seria a página que mostra as postagens mais recentes enviadas (e não apenas uma das postagens após abrir ela).

Entenda um pouco sobre cada um desses sites, antes de escolher para onde enviar seu conteúdo:

  • Redes Sociais:  São sites onde você cria um perfil, podendo adicionar outras pessoas, contendo no perfil opções de envio de fotos, vídeos, links, comentários pessoais, depoimentos, participação em grupos ou comunidades, páginas pessoais, de empresas e outros e várias outras opções que podem ou não existir, variando para cada rede social. Exemplos : FacebookLinkedInMySpace.
  • Microblogs: São sites que, quando criado um perfil, você terá basicamente 2 telas principais: uma de recebimento de postagens enviadas por outros e aquela que você envia para os outros, com o tamanho máximo de 140 caracteres. Quando há envio de link, se por acaso for grande demais, o site cria um link reduzido para ser redirecionado à página para onde você quer que mande. Nesse tipo de site, as pessoas podem te seguir ou você seguir elas, mas a recíproca pode ou não existir. Exemplos: TwitterTumblr.
  • Compartilhamento de fotos: Esses sites geralmente só aceita envio de fotos e cada site tem alguma limitação no que se trata a quantas fotos podem ser enviadas, extensões, dimensões das fotos enviadas (em Megapixels) e em alguns casos aceita até envio de vídeos (também com limitações). Exemplos: Flickr (requer conta no Yahoo!), TwitPic (requer conta no Twitter).
  • Compartilhamento de vídeos: Estes sites aceitam apenas envio de vídeos, tendo limitações de envios por tamanho, duração do vídeo, extensões, etc. Geralmente os vídeos mais leves são os de extensão 3GP (se comparado para os de outras extensões). Colocarei também os sites de fotos que compartilham vídeos também. Tanto os sites que compartilham fotos e vídeos, o envio se faz necessário em cada site, depois de enviadas e confirmadas, eles compartilham em links individuais para outros sites, ou seja, na maioria desses sites, o que você enviar, vai do seu site ou blog para os sites, nos sites de vídeos e fotos, envia dos sites deles para os demais sites (não para o seu). Exemplos: YouTubeViddler (esse se diz site de vídeos para negócios), TwitPic (requer conta no Twitter), Vimeo.
  • Favoritos: Esses sites listam seus sites favoritos, onde nele você coloca o nome do site, link, descrição e se quiser usar tags para elas, que são meios de localização de sites por palavras-chaves e que quanto mais palavras-chaves tiver e com o tempo uma mesma tiver referência em vários links diferentes, mais irá se achar referências no Google. As Tags estão presentes também em blogs e outros tipos de sites. Exemplos: DeliciousDiggRedittStumbleUponMixx.
  • Blogs: Ao contrário dos microblogs, esses sites oferecem uma forma de envio da postagem sem ser tão limitado a quantidade de caracteres. Além de oferecer também ferramentas que você pode ou não adicionar, dependendo de onde for, como calendários, busca no blog, compartilhamento para as redes sociais, tags, categorias dos tópicos, etc. Exemplo: LiveJournal.
  • Leitores de notícias (RSS/Feed/ATOM/OPML, etc): Esses sites (e tem opções de programas também) mostra o que foi enviado recentemente, onde foi enviado (ou seja, pode se utilizar endereços RSS/Feed/ATOM/OPML de sites ou blogs diferentes ou de iguais, desde que haja mais de um link para finalidades diferentes – um para comentários, outro para postagem, por exemplo). Exemplos: Google Reader.

Utilização recomendada para sites:

  • No caso de sites, que ao contrário dos blogs, tem um link RSS integrado (ou outro formato qualquer já citado antes), nem todos os sites tem isso, então para cada página criada é necessário, enviar a página no site (se for criado online, não precisa), entrar nela no site, copiar o link e depois colar enviando.
  • Dependendo do site (o conteúdo que ele tiver) a utilização de sites de vídeos, fotos, passarão a ser opcionais. Porém, se seu site envia muita foto, muito vídeo (na verdade nem precisa ser muito, como disse, mas tiver uma quantidade razoável para que depois não tenha que enviar tudo de novo), torna-se uma boa opção.
  • Os microblogs geralmente pegarão o título da página, o link (se necessário será reduzido) e até o limite de 140 caracteres (texto e link reduzido), será postada o título da página. Recomenda-se nesse caso que o título da página não seja grande demais, senão correrá o risco de encontrar apenas o nome do site inúmeras vezes com links diferentes e a pessoa que receber não vai ter saco para abrir link a link para ver qual que ela procura. O título da página, geralmente é o nome do site e que página está aberta (por exemplo, um site de jogos e a página de dicas de jogos).
  • As redes sociais, são sempre bem-vindos e sempre que possível, se tiver quem gerencie as contas, criar uma página do site também ou um grupo, com isso, podendo postar para todos que estiverem nessas páginas ou grupos, sem se preocupar com o fato de perder o perfil completo. Uma vez dentro desses grupos ou páginas, a pessoa fica livre para enviar o que quiser e geralmente a pessoa só entra se realmente for de interesse dela.
  • Os leitores de notícias poderão não ser útil para um site, pois, nem todos tem, mas verificar no Google se existe tal possibilidade para seu site, vale a pena. Dependendo, o leitor de notícia pode não publicar de forma imediata a página que criou, mas entrando nele e enviando link de cada página criada, pode ser uma boa. Esses leitores costumam ter até contadores de visitas mostrando de cada link enviado. Dando assim a chance de perceber o que mais interessa ou não para os outros. Blogs também tem esse tipo de contagem que pode agir de forma diferente, onde nos leitores podem contar quantas pessoas assinou para receber as novidades, por outro o blog mostra de forma geral, aquelas que entrou na postagem, qual postagem foi, quantidade de visitas e as vezes com muitos outros detalhes, como países de onde a pessoa visitou, navegador utilizado, etc.
  • Sites que relacionam favoritos, é muito bem-vindo também. Porém, esses sites, até onde saiba, compartilham da mesma forma que os sites de vídeos e fotos, ou seja, entra no Delicious, por exemplo, coloca os links, título, descrição, tags, etc, lá e depois compartilha para as redes sociais. Se for perceber depois, se preenchido com tags também, o seu favorito ficará muito bem organizado. Um site de imóveis por exemplo, pode utilizar como tags, o preço (ou faixa de preço) do imóvel, cidade, bairro do imóvel, quantidade de quartos, suítes, se é casa ou apartamento, etc. Enfim, uma infinidade de detalhes diferenciados para facilitar a busca daquilo que procura.

Para os blogs:

  • Tudo listado acima poderá ser útil. Os sites de fotos e vídeos, agirão da mesma forma que em um site.
  • Se o blog for bem configurado, os sites de favoritos, poderão de ter utilidade, já que em alguns blogs poderão ter categorias ou tags, organizando ainda mais o conteúdo já enviado em seu blog. Dependendo você pode fazer uma árvore com as categorias ou tags, para ficar mais organizado, podendo também listar a quantidade de postagens referente aquela tag ou categoria tem no blog.
  • Quanto aos leitores de notícias, no final do blog ou na lateral, tem um link do RSS, Feed ou ATOM, onde, uma vez copiado e colado, pode ser utilizado também para que este faça um envio alternativo para outros sites. Basta tomar cuidado para copiar o link RSS correto.  Para isso, vá em seu blog, clique no título dele (não faça isso se estiver em uma tela de gerenciamento ou edição do blog), e depois vá no final (aperte END no teclado ou mantenha apertado PAGE DOWN). Se você utiliza Google Chrome e tem instalado uma extensão onde quando você chega no fim, ao invés de clicar para ir na outra página, ele mostra a página seguinte logo abaixo, desative ele, pois, senão você terá que percorrer todo seu blog até a 1a postagem para copiar o link RSS.
  • Os blogs tem opção também de envio de fotos e vídeos utilizando o próprio site do blog para isso. Porém, fique atento às limitações de envio. Quem enviar muito vídeo desta forma, correrá o risco de não ter mais espaço para envio de foto ou vídeo. Utilize isso sempre com cautela. Dê preferência em enviar o vídeo no YouTube por exemplo, e depois copiar o EMBED do vídeo no seu blog, utilizando a opção de postagem por HTML ou se escrevendo de forma normal (sem HTML), pode também copiar o link do vídeo para que a pessoa visite.
  • As redes sociais são muito bem-vindos também. Se bem configurado o blog, assim que postado algo novo, envia imediatamente para as redes sociais que você configurou com o título da página (nome do blog – título da postagem), breve descrição (as primeiras palavras utilizadas no tópico), link da postagem e se tiver, foto utilizada (se mais de uma pode haver opção de escolha de foto que quer que apareça no link compartilhado na sua rede social).

Espero que com isso, ajude aqueles que querem dar ampla divulgação de seu site ou blog sem muito esforço.

Qualquer dúvida estarei aí para tirar.

Não deixe de ajudar votando nas 2 enquetes. Desta forma poderei ter informações para ajudar em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de minha graduação

Deixe um comentário

Arquivado em Blogs, Compartilhamento de links, Delicious, Digg, Envio de fotos, Envio de Vídeos, Favoritos, Flickr, Google Reader, Internet, Leitor de notícias, Lijit, LinkedIn, Microblog, Mixx, Multi-compartilhamento de links, MySpace, Redes sociais, Reditt, Sites, StumbleUpon, Tumblr, TwitPic, Twitter, Viddler, Vimeo, YouTube

Deixe uma resposta e aguarde ser moderado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s