Jogos de defesa

Para quem desconhece esse tipo de jogo que atualmente vem crescendo bastante, principalmente na Internet, mas gosta de estratégia, vale a pena conhecer esse também. Em alguns sites é categorizado também como Jogos Tower Defense (ou TD).

Esse tipo de jogo, tem como objetivo, defender aquilo que é definido como base. O inimigo atravessa a tela, seguindo uma estrada única e você é responsável de eliminar todas as ondas de ataques, colocando armas para matar e evoluindo a arma também.

Um dos jogos mais conhecidos nesse estilo (tem para Facebook, Internet, PC, PS3 e X-BOX) é o Plants vs Zombies. Nesse jogo, os zumbis são seus inimigos, eles querem atacar a casa e comer o cérebro de quem mora lá, mas para isso,terá que passar por um jardim onde terão plantas defendendo a casa. Cada planta faz uma coisa diferente.

No caso de Plants vs Zombies, o Sol é como se fosse dinheiro. As Girassóis (Sunflower) geram mais sóis, a Batata é usado como mina terrestre, a Noz é usado para bloquear a passagem de forma temporária e há plantas que atiram também. Bastando ter sóis suficientes para adicionar uma planta a mais.

Um exemplo de jogo que só encontra para Internet (até no Facebook tem) é Bloons Tower Defense (tem do 1 ao 5 atualmente). Abaixo um exemplo de Bloons Tower Defense 4.

Como pode ver, nesse caso os balões são seus inimigos e de acordo com que passa de nível, você precisa estourar o mesmo balão várias vezes. De acordo com que você vai passando de fase, você vai ganhando direito de usar outras formas de ataque, isso também acontece em outros jogos TD. Em alguns jogos há uma condição para ter acesso a novas armas, como por exemplo, ter certa quantidade de dinheiro, construir uma certa quantidade de armas, etc. Em Bloons Tower Defense 4, são 50 ondas de ataque, na figura acima mostra que está no 29. Quando terminar com a onda (Round) 50, você pode escolher se continua jogando até onde aguentar ou para ali mesmo.

No caso de Plants vs Zombies, cada fase tem 2 a 5 ondas de ataque, onde um zumbi com uma bandeira indica que nova onda de ataque está vindo aí.

Em muitos jogos desse tipo tem a opção de acelerar a ação, como em Bloons Tower Defense 4 com o botão FAST FORWARD.

Lógico que esse tipo de jogo não se limita apenas a ganhar novas armas e dar upgrade, em alguns jogos, há formatos alternativos de se jogar e com isso liberar formas de ganhar mais dinheiro ou armas. Em Plants vs Zombies, a cada 5 fases, há um formato diferenciado de jogar.

Na figura acima um exemplo disso, um boliche de zumbis. Onde seu objetivo é acertar a maior quantidade de zumbis em uma única tacada. A Noz ela vai reta a partir do momento que você solta ela antes da linha vermelha, quando bate em um zumbi, ela sobe ou desce em diagonal. Zumbis que usam cone e o velho com jornal tem que acertar 2x e com lata na cabeça 3x. No caso do zumbi velho com jornal a partir do momento que você acertar, ele ficará nervoso e andará mais rápido. No caso do zumbi que salva com vara, ele vem rápido e quando a noz está perto ele salta de vara por cima e anda devagar. Você tem a Noz normal, que mostra acima e a Noz Explosiva que explode todos os zumbis num raio de 3×3 quadrados e o centro da explosão é onde acertou.

Se fizer uma busca no Google você achará inúmeros jogos por aí desse tipo. Na PSN brasileira tem um jogo desse tipo também chamado Savage Moon. Não sei se tem para X-BOX também.

Nesse jogo você tem que defender sua base dos insetos  (tem voadores também no jogo), onde você coloca as armas onde é possível, preferenciamente em cima dos morros, longe do acesso dos insetos terrestres. Na figura acima o 100 é a saúde de sua base (0 a 100), o 11 é a quantidade de torres (armas) que você pode construir. O 4290 é o dinheiro e 3450 são os pontos.

Deixarei abaixo alguns links para quem procura jogos desse tipo:

ClickJogos (UOL)

Flash Arcade

Play Tower Defence Games

Super Tower Defense

Deixe um comentário

Arquivado em Bloons TD 4, Categorias, Jogos em Flash, Jogos para Facebook, PC, Plants vs Zombies, PlayStation 3 (PS3), Savage Moon, Sistemas, Tower Defense (Jogos de Defesa), X-BOX 360

Deixe uma resposta e aguarde ser moderado