E-mail marketing não é SPAM ? Há quem defenda isso.

O que é email marketing ?

Vamos por partes. Sabe aqueles e-mails que você recebe com propagandas que “não sabe nem de onde veio” ? Pois é, isto é email marketing.

Características de um email marketing:

  1. Letras ou imagens grandes anunciando alguma promocao ou oferta de vários lugares diferentes
  2. Letras minúsculas, difícil mesmo de enxergar em lugares que na maioria das vezses está lá embaixo, constando alguma frase do tipo “não pode ser considerado SPAM”, “caso queira retirar ou desinscrever, clique aqui”, etc.
  3. Em alguns casos, lá em cima, também com letras miúdas aparece escrito algo do tipo “se não conseguir ver a imagem abauixo, clique aqui”.
  4. Em alguns casos, vem em Inglês ou em outros idiomas e até mesmo sem imagem, que quando vem sem imagem, o ideal é ver se os links são verdadeiros e não phishing (falsos).

Qual a diferença  de email marketing e SPAM ?

Para mim nenhuma, com uma única excessão: a pessoa se der ao trabalho de ir no site e concordar em receber tais tipos de emails.

Por que os demais seriam considerados SPAM ?

  1. O usuário não solicitou nem pediu autorização para tal
  2. De nada dizer que “é contra SPAM” ou “caso queira desinscrever” se por trás desta ação de desinscrever (ou retirar e-mail), o site que envia tal propaganda, cria uma lista e manda e quando você retira seu email, só vale para uma única lista (e as outras que vierem a ser criadas pelo mesmo site?). Mensagem indesejada, seja ela verdadeira ou falta para mim é SPAM e neste caso tem o agravante de envio “empurrado” para o dono do email.

Como livrar desta praga ?

Vou me basear no Yahoo!, mas é só procurar no seu programa ou site de e-mail onde fica as configurações para criação de filtros de e-mail. No caso do programa Mozilla Thunderbird, é possível criar um grupo de filtros, separando por tipo, o que facilita mais ainda. No caso do passo 6 em diante, há uma diferença em relação ao Thunderbird, por que no Thunderbird é mais elaborado e portanto, o resultado é melhor

  1. Abra o Yahoo!, entre em Mail e conecte-se
  2. Clique no símbolo ao lado da casinha, no alto à direita (Configurações) e escolha a opção no menu que abre CONFIGURAÇÕES
  3. Vá em FILTROS no lado esquerdo
  4. Clique no botão ADICIONAR
  5. Coloque um nome para este filtro em NOME DO FILTRO
  6. Onde está SE TODAS AS REGRAS A SEGUIR FOREM VERDADEIRAS, considere que para que um dos filtros (que você criou e deu um nome para este(s) filtro(s)) funcione, se mais de um descrito, TODOS OS OUTROS TEM QUE SEREM VERDADEIROS TAMBÉM, ou seja, se criou na mesma tela, 4 campos, os 4 campos tem que valer para um único email recebido para o filtro funcionar, o que não recomendo e há esta diferenciação no Thunderbird, onde lá ao criar um filtro e der um nome, uma das opções permite que PELO MENOS UMA DAS REGRAS seja verdadeira e não TODAS como exige o Yahoo!
  7. No caso do Yahoo! há 4 campos diferentes que são REMETENTE, DESTINATÁRIO, ASSUNTO e CORPO DE E-MAIL, já no Thunderbird, você pode selecionar estes e outros campos diferentes como CC e ao invés de 4 campos diferentes para um único email, é um menuzinho que desce e você escolhe. Os campos que mais recomendo usar  é REMETENTE (endereço de email de quem mandou) e ASSUNTO se for algo tão chato quanto um disco de vinil furado.
  8. No campo abaixo do que é definido (ou seja, o menuzinho que fica abaixo de onde está escrito REMETENTE, ASSUNTO, etc) no Yahoo!, tem as opções CONTÉM (onde o email ou assunto, tem que ser extamente aquilo), NÃO CONTÉM (o contrário), COMEÇA (parte do endereço ou assunto, onde começa) e TERMINA (o contrário). Neste caso, o recomendável seria usar CONTÉM se for um email originário de um site que manda só email marketing e o TERMINA colocando o final do endereço deste email (o que vem depois do @). Para preenchuimento dos campos que sugeri (CONTÉM e TERMINA) basta escrever no campo que fica a direita do menuzinho onde você selecionou o CONTÉM ou TERMINA (por exemplo). No Thbunderbird, a separação é similar, mas há mais opções.
  9. No caso do Yahoo! você precisa escolher a pasta na qual será enviada se o filtro criado for verdadeiro. No Thunderbird, fica na parte baixa. Em qualquer das opções, a pasta precisa ser criada antes de criar o filtro. No entanto, recomendo que mande para a Lixeira e se possível, exclua sem mandar para a Lixeira.

Por que criar filtro ?

Prefere ficar clicando no link deles, preencher o campo deles para tentar excluir seu email e continuar recebendo email depois disso ? Não acho que vale a pena.

Faça sua melhor escolha.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Armadilhas, Dicas, E-mail marketing, Filtros de e-mail, Informática, Internet, SPAM

Deixe uma resposta e aguarde ser moderado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s